domingo, 11 de novembro de 2012

64° CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM




Eu, Angélica Dreher responsável técnica pela Clínica Cuidarte que em breve será inaugurada na cidade de Cruz Alta participei do 64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e o 3° Coloquio Latino Americano de história da Enfermagem (3° CLAHEn) na cidade de Porto Alegre que ocorreu no período entre 29 de outubro a 1° de novembro. O tema central foi "Empoderamento da Enfermagem na aliança com o usuário".
Durante o Congresso foram ouvidas várias autoridades importantes relacionadas à enfermagem:Dentre elas a Presidente da Aben Ivone Evangelista Cabral, Presidente do Coren do Rio Grande do Sul entre outros.
Em meu ponto de vista o empoderamento vêm sido uma grande forma de mudança no processo que a enfermagem vêm adquirindo, é preciso ter autonomia, é preciso lutarmos pelo nosso direito de exercer a enfermagem, é preciso ter voz ativa e nos aperfeiçoarmos:só conseguimos respeito e confiança de  profissionais de outras áreas da saúde se o nosso trabalho se mostrar crédulo.Segundo estudos a enfermagem se mostra em primeiro lugar no rancking de profissionais atuantes no Brasil, e é a categoria que mais destaca em relação ao cuidado!Congresso este que contribuiu muito para o meu desenvolvimento como profissional enfermeira, que ama cuidar e que com o empreendedorismo presente vêm com uma proposta inovadora e que promete gerar muitos resultados.Durante o congresso tivemos a oportunidade de assistir uma videoconferência com  Enf° Dr° Suzanne Gordon (Universidade da Califórnia) que falou sobre a importância do cuidado e da qualificação do profissional atuante, após outra videoconferência com Helvécio Magalhães (secretário de atenção à Saúde Básica-Ministério da educação), falando sobre o programa de atenção básica como modelo mundial e a busca pela valorização do profissional de enfermagem, com melhor dimensionamento de pessoal, e melhor qualidade no trabalho na rede básica de saúde.
Além disso, foi realizada uma caminhada pela jornada 30 Hs onde a enfermagem luta por uma jornada de trabalho menor, com melhor piso salarial com isso estimulando e qualificando o profissional de enfermagem e um protesto em forma de  abaixo- assinado com 4000 assinaturas para encaminhar a presidenta Dilma para uma possível aprovação. .
Participei também de uma oficina de 8 hs com especialistas sobre imunização infantil e adulta apresentando as novas rotinas de imunização e a apresentação para o ano de 2013 da vacina contra a Varicela que estará presente no calendário infantil em 2013.
Muito se falou também no ato médico que está prestes a ser aprovado pela Presidenta Dilma, fica a pergunta e minha indignação!o que foi feito pela Aben, pelo Coren, pelos profissionais de enfermagem para defender as nossas atribuições?Muito se critica, muito e questiona mas muito pouco a nossa categoria faz por nós mesmos.
A questão dos erros dos profissionais de enfermagem foi muito questionado, e a luta da Aben será a a extinção de cursos para enfermagem à longa distância, concordando plenamente com essa luta, pois acredito que não somos os que mais erramos, somos os mais vistos e os que menos lutam pela nossa valorização, o que falta é a busca pela qualificação e de treinamento.Com Enfermagem não se brinca!
Enfim, evento ótimo que só acrescentou na minha visão profissional e pessoal.
Investindo muito em qualificação e procurar estar sempre informada é minha missão como responsável técnica e prestadora de atendimento domiciliar da Clínica Cuidarte.

  • Helvécio Magalhães



 
















Enf° Angélica Dreher

















Curso imunização